Sobre o grupo

Esta página tem por objetivo divulgar as atividades que surgiram da necessidade da construção de conhecimento, de pesquisas, e da divulgação de medidas prevencionistas à ocorrência do assédio moral no trabalho objetivando garantir a saúde da população trabalhadora, em conformidade a um dos objetivos primordiais da atuação do Fórum Saúde e Segurança do  Trabalhador no Estado de Santa Catarina (FSST/SC). Essa atuação se deu por iniciativa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bem como da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de Santa Catarina (SRTE/SC), que deve propugnar pela saúde e segurança dos trabalhadores, reunindo por esta razão foi constituído o grupo de estudos e ações no FSST/SC intitulado “Grupo de Estudos e Ações de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho” com a participação das seguintes entidades: UFSC, SRTE/SC, MPT/SC, CUT/SC, MMTU/SC, ACEST, FIESC/SC, SESI/SC, e FUNDACENTRO/SC.

Em seu primeiro ano de atuação contando com a colaboração dos demais componentes do fórum, o grupo realizou o II Seminário Estadual de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho, seus membros elaboraram cartilha sobre o tema, em ações conjuntas entre a SRTE/SC e UFSC, realizaram diversas pesquisas acadêmicas que resultaram em um livro sobre o tema e a publicação de artigos e capítulos em obras bibliográficas.

Evidencia-se a questão da carência de informações e conhecimento quanto à atuação preventiva das empresas, dos representantes de trabalhadores e os empregadores, bem como da situação vivenciada pelos trabalhadores. Assim, percebe-se a demanda de pesquisas para proporcionar melhor formação dos profissionais, difusão de importantes conhecimentos para a construção da saúde pública e para auxiliar o planejamento propugnado para que as ações das entidades que compõem o FSST/SC sejam mais eficientes, eficazes e efetivas.

As consequências danosas ao desempenho empresarial, custos intangíveis, custos sociais decorrentes do adoecimento e perda de desempenho dos trabalhadores, além das influencias na vida familiar e social dos assediados, evidenciaram a necessidade de publicar e divulgar matérias que tratem do tema como forma de orientar e promover modelos preventivos.

Para fazer frente a este desafio, estabeleceu-se a atuação do grupo de pesquisa na UFSC coordenado pela Professora Dra. Suzana da Rosa Tolfo do Departamento de Psicologia e Subcoordenadora do Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS/UFSC) e junto ao grupo vinculado ao FSST/SC pelo Administrador MSc. Renato Tocchetto de Oliveira da SRTE/SC.

Devido as suas características interdisciplinares e a amplitude de participação, espera-se novas contribuições dos componentes do grupo que tem por características a flexibilidade na sua atuação e composição.